Por Pedro Suliani

“Brincar é preciso, é por meio dele que as crianças descobrem o mundo, se comunicam e se inserem em um contexto social.” (Brougère, 2001).

Brincar é coisa séria. Para uma criança, brincar representa um universo de experiências no qual ela aprende coisas novas sobre o mundo, sobre o outro e sobre ela própria. A brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento emocional, cognitivo e social. É o espaço no qual ela desenvolve e elabora sua autonomia de ação, suas habilidades e seus sentimentos.

Por isso, brincar se tornou coisa ainda mais séria neste cenário da pandemia. Fora da escola e sem contato com outras crianças de sua idade, nossas crianças estão desenvolvendo comportamentos de estresse, medo e apatia. As crianças sentem falta da escola e de seus amigos. E reclamam que estão assistindo muita TV (fonte: UOL, 12/05/2021).

Estudiosos consagrados da educação infantil apontam a seriedade da brincadeira e os riscos que nossas crianças correm ficando em casa, sem interação com outras crianças, há uma tendência no embaralhamento das relações socioemocionais e dificuldades psíquicas.

“Histórias, músicas, desenhos, jogos, são recursos especialmente atraentes no período de 4 a 6 anos; já que contribuem para ampliar a capacidade da criança de pensar, e ao mesmo tempo, ampliam o vocabulário.” (Steiner, 1992).

“As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no ato de brincar, aquisições que no futuro instituirão seu nível básico de ação real e moralidade. A atividade lúdica é o início obrigatório das atividades intelectuais da criança” (Piaget, 1998).

Nós, da Brinquedoteca Marinheiro Mirim, sabemos o quanto as famílias estão preocupadas com seus filhos neste cenário de pandemia e fechamento das escolas.  Nós também estamos. Por isso, queremos contribuir para que nossas crianças cresçam durante período sentindo-se protegidas e felizes.

Programa “Brincadeira é Coisa Séria ”

“A brincadeira da criança não é uma simples recordação do que vivenciou, mas uma reelaboração criativa de impressões vivenciadas” (VIGOTSKY, 2010)

Se brincar é coisa séria, também é necessária.  O “Programa Brincadeira é Coisa Séria” conta com diferentes atividades artísticas, esportivas e recreativas com o propósito de incentivar o imaginário infantil, enriquecendo o seu universo e vivências por meio de experiências com outras crianças. Nossos profissionais estão capacitados a estimular as brincadeiras, sua seleção e as atitudes de cooperação entre as crianças, instigando a socialização do espaço lúdico e sempre respeitando a vontade de seus atores.

A Brinquedoteca Marinheiro Mirim é um ambiente seguro, acolhedor, carinhoso e promotor de experiências lúdicas e construtivas ao desenvolvimento da criança.

Seguimos à risca todas as normas de segurança necessárias para garantir a saúde e bem-estar das crianças. E, claro, neste período, todos os protocolos contra a COVID-19 são observados, lidando com as crianças de forma lúdica e educativa.

Vamos, juntos, proporcionar as nossas crianças, o direito de brincar.

Família, venha conhecer nosso ambiente, nossas condutas de segurança e nossa filosofia de trabalho.

Gostou desse texto? Fique ligado no nosso blog e compartilhe sua opinião nos comentários! 

Palavras-chave: cultura lúdica; brincadeira; brinquedoteca; desenvolvimento infantil.

Deixe seu Comentário

Nossos Horários

Horário de Funcionamento

Seg-Sex: 7:30 às 18:30

Open chat
Olá😁
Como podemos ajudar?